quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Funcionamento da Catapulta Trebuchet:

O funcionamento da Trebuchet é muito simples, consiste-se em um gigantesco braço de alavanca, com um tipo de bolsa de couro em uma extremidade, onde coloca-se o projétil, enquanto na outra extremidade fica o contrapeso, que era erguido. Trava-se o mecanismo e quando liberado, o contrapeso desce em velocidade, erguendo a extremidade da outra ponta realizando o lançamento. O contrapeso inicialmente é preso diretamente ao braço de alavanca, porém com o aperfeiçoamento do sistema, percebe-se que há um ganho de eficiência se o contrapeso estiver dentro de uma caixa suspensa, que gira livremente na hora do disparo.


Quesitos necessários para um melhor alcance no lançamento de projéteis:

Aerodinâmica:​ É parte da Física que ​estuda a ​força ​do ​ar sobre os corpos sólidos em movimento e a dinâmica dos fluidos. É fundamental o estudo dos princípios da aerodinâmica para criar modelos que minimizem a resistência do ar e mantenham o desempenho. A capacidade aerodinâmica está relacionada à maior capacidade de o objeto enfrentar a resistência do ar. A sustentação é a força aerodinâmica que se opõe ao peso do objeto permitindo que se eleve e se mantenha no ar.

Ângulo de lançamento: ​Para lançar um projétil deve-se considerar ao que se pretende conquistar. Se o objetivo é obter uma altura máxima ou um alcance máximo, para que isto ocorra deve-se considerar sempre o ângulo formado com a horizontal. O alcance máximo ocorre quando o ângulo de lançamento é de 45°. Se o ângulo de lançamento não for 45°, existirão duas opções de ângulos para se obter o mesmo alcance. Estes ângulos são complementares, ou seja, sua soma será 90°. Se um lançamento for efetuado com inclinação de 35° com a horizontal, então, com inclinação de 55°, o alcance será o mesmo (35° + 55° = 90°). Obviamente as alturas serão diferentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário